3.6: Ensinar exige saber escutar
Paulo Freire discorre nesse tópico a importância do docente saber escutar, para Freire não é possível escutar o outro sendo autoritário, como se fosse o único portador da verdade. É necessário está disposto a escutar criticamente, só desta forma a um diálogo entre aluno e professor sendo que com esse método o professor passa a aprender mais.
Ainda neste tópico o autor chama atenção para a burocratização da mente, que é o conformismo e acomodações diante de situações inaceitáveis, fazendo com que as pessoas fiquem alienadas e pensem que situações como essas não podem ser mudadas . Desta forma Freire destaca o sistema de avaliação como autoritária pela forma domesticada e o método silenciador que as vezes se aplicam.
Para Freire é importante saber o momento em que é necessário ficar em silêncio, pois desta forma é preciso ouvir o outro de maneira plena.
3.7: Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica
Para Paulo Freire a ideologia está ligada com a verdade das coisas, podendo revelá-la ou esconde-la. A ideologia pode ser movida de acordo com os benefícios de quem a molda, podendo distorcer discursos e a verdade, fazendo com que os oprimidos a aceitem facilmente sem questiona-las. O indivíduo alienado não consiga se ver como um criador da realidade, sem perceber que é a própria sociedade que forja as ideias, o alienado acredita que são ideias superiores, como se fossem ideias autônomas, esquecendo que os pensamentos são produzidos por pessoas. Paulo Freire define ideologia como uma ocultação da verdade naturalizando as condições históricas de convivência social, fazendo com que essa ideologia atrapalhe a maneira do pensamento individual. Freire diz que para desconstruir essas idealizações é preciso uma solidariedade unificadora entre pessoas.
Referências bibliográficas:
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