segunda-feira, 19 de abril de 2021

Anísio Teixeira, o inventor da escola pública


 Considerado principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira  foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer uma educação gratuita para todos. Uma educação que fosse pública, laica e obrigatória. 
Para Anísio, o mundo está sempre em transformação e é necessário um novo tipo de homem consciente e bem preparado para expressar  suas opiniões de forma livre, e esse modelo de escola tinha isso como principal objetivo. As responsabilidades desse modelo de educação eram, portanto, educar em vez de instruir; formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligência, mais tolerância e mais felicidade. 
Anísio diz que o ato de aprender durante muito tempo significa memorização; e essa memorização é prejudicial pois os alunos fica impossibilitado de aprender de fato  os conteúdos e acabam ficando presos em uma “bolha”.
Anísio diz que a educação está em mudança constante, e sempre está se reconstruindo de alguma maneira.

Referências bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário