Nesta aula dia 22/03/2021, o tema discutido foi Universidades, rankings, privatização e globalização, o professor Joel Felipe recomendou um vídeo para o ser comentado juntamente com o tema discutido em sala.
O vídeo da Folha de São Paulo foi transmitido pelo canal TV Folha. Esse vídeo ressalta uma pesquisa de avaliação independente para mostrar os rankings universitários do país, nele estão representadas 191 universidades e mais 41 centros universitários e faculdades. Para a realização desta pesquisa foram utilizados quatro indicadores para a avaliação do ensino superior, e não foram considerados a avaliação pelo MEC.
Os quatro indicadores utilizados pela Folha de São Paulo foram o de pesquisa acadêmica, inovação, avaliação do mercado e qualidade de ensino. A primeira colocada foi a USP, “a pesquisa hoje é o que nos coloca nesse local justamente pela tradição de pesquisa que ela tem, toda sua graduação, sua pós graduação, sua extensão de serviço a comunidade se baseia na pesquisa que ela faz” (João Grandino Rodas, Reitor da USP), e a última foi a UERR "...você tem aí uma forma careta de julgar uma academia” (José Hamilton Gondim Silva, Reitor da UERR).
Temos aí uma questão de desigualdade nos parâmetros de avaliação das universidades, a USP teve um orçamento anual de 3,9 bilhões de reais, já a UERR teve um orçamento anual de 40 milhões, elas tem realidades diferentes que no vídeo não MEC são retratados, essa avaliação feita por parâmetros próprio não levaram em consideração nem o que é o maior órgão especializado na avaliação do ensino superior.
Sirlânia: parabéns. Você captou um fato interessante, que é a FSP ignorar os parâmetros do MEC de avaliação. O financiamento da educação superior pelo Estado faz muita diferença na qualidade dos estudantes e futuros profissionais.
ResponderExcluir