Pierre Levy em um dos seus estudos fala sobre a influência da tecnologia nos meios da comunicação e qual sua importância para a evolução da cultura.
Pierre defende que todo indivíduo tem sua inteligência acumulada nas vivências de cada um, e tem que ser respeitadas. Essas vivências funcionam como interação social fornecendo uma democracia em tempo real. Levy também aborda que essa inteligência não é apenas focada em um indivíduo privilegiado e sim para todos as pessoas, pois cada um tem sua inteligência, impossível ter alguém que não tenha nada para contribuir com a sua inteligência com outros, dessa forma não existe ninguém que não seja inteligente, que não tenha uma vivência, algo para passar para o outro.
Pierre Levy fala sobre o ciberespaço, que contribui para ajudar a potencializar a inteligência coletiva, através das redes sociais, fóruns, etc, onde as pessoas podem cooperar com suas ideias e também podem questionar as ideias dos outros, dessa maneira acaba criando um espaço de comunicação e aprendizagens, no qual ajuda a expor o conhecimento de cada um, gerando um compartilhamento de dados para outras pessoas, ajudando na construção dos conhecimentos da sociedade.
A inteligência coletiva não acontece apenas no ciberespaço, mas o ciberespaço é um potencializador dessa inteligência.